sábado, dezembro 31, 2011

A passagem de testemunho


2012: Então meu velho, que mensagem quer transmitir aqui ao seu herdeiro?
2011: Olha rapaz, fui considerado pelo meu pai, o 2010, um ano difícil, mas pelo que vejo tu vais suplantar-nos de longe!
2012: Ora, ora… Há quem diga que vou dar cabo da crise!
2011: Típica da juventude essa arrogância, ou será da tua mãe canadiana?
2012: Deixemo-nos de conversa. Afinal quer deixar a sua mensagem ou não?
2011: Vamos lá então. Gostava que durante o teu ano fosse implantada a Monarquia.
2012: Isso já é pedir muito, não acha?
2011: Então pelo menos que os monárquicos se unam e consigam passar a mensagem…
2012: Já me parece mais razoável, meu velho. Deve ser a única coisa em que concordo consigo…
2011: Espera, há mais! Ou pensas que só há uma tarefa a cumprir num ano? Não és nenhum político…
2012: Está bem, está bem! Diga lá de sua justiça.
2011: Tens de lutar para que a voz do povo seja finalmente ouvida.
2012: Está maluco? Então não existe uma coisa chamada Assembleia da República, onde estão sentados uma data de senhoras e senhores eleitos pelo povo?
2011: Pois sim, mas em primeiro lugar, muitos nem sequer votaram, votaram em branco ou nulo. Em segundo lugar, há quem tenha votado, não por convicção mas por voto útil ou voto de raiva. Assim, a dita Assembleia, não representa verdadeiramente o povo.
2012: Então mas que quer que eu faça? Ai, ai, ai… Já me está a dar trabalho demais…
2011: Queria que tu abrisses os olhos às gentes e mostrasses que há outros caminhos, outras formas de representação e de participação na política. Queria que transformasses ovelhas em homens. Já agora, gostava que conseguisses que alguns dos valores mais importantes numa sociedade voltassem a ter dignidade, como a honra e a palavra, por exemplo…
2012: O pai é um sonhador. Vive noutro ano, mesmo.
2011: Afinal concordas, ou não? Queres deixar a tua marca na História dos anos, ou não?
2012: Se isso der direito ao dinheiro do prémio Nobel, até quero…
2011: Tudo o que te ensinei não serviu de nada? Não viste o que se passou com as PPPs e o Parque Escolar, por exemplo? E as Novas Oportunidades? Nem falo de mais nada… Não deixes que te façam o que fizeram aos meus trisavós, bisavós, avós e pais. Tens de mostrar que vais mudar tudo.
2012: Não posso prometer, mas posso tentar. Preciso é que este povo me ajude. Adeus pai.
2011: Adeus filho. Não esmoreças e não te esqueças do passado. Sem ele não há futuro e o teu filho não nascerá.

Sem comentários:

Enviar um comentário